O primeiro passo foi dado: passei no exame online do BJCP 🍻
Meus caros! Hoje, por favor, bebam uma em minha homenagem🍻. É apenas o início do caminho para ser juiz certificado do BJCP, mas hoje fiz a prova online e passei! 👏🤩 Confesso que foi mais difícil do que eu imaginava! Como já havia estudado todo o material necessário, estava com uma certa confiança de que ia ser tranquilo. Inclusive, nessas últimas semanas até reduzi o ritmo das postagens e foquei mais nos estudos mesmo. Enfim, valeu a pena uma vez que essa etapa foi concluída com sucesso. Vou aproveitar então e contar para vocês como é o processo, e quais são os próximos passos dessa Brewventure para ser juiz de cerveja.
O processo para ser juiz certificado começa com esse exame online. São 180 perguntas para serem respondidas em uma hora, ou seja, são 20 segundos por pergunta. O exame é feito em casa, e por isso estamos à vontade para consultar qualquer material necessário. Porém, com esses 20 segundos fica muito difícil pesquisar alguma coisa, no máximo daria para tirar uma dúvida rápida se já temos o material aberto ou algo assim. As perguntas são de verdadeiro ou falso (112), múltipla escolha de resposta única (44) e múltipla escolha com mais que uma resposta certa (24). No caso das questões de múltipla escolha com mais de uma resposta certa, não existe pontuação parcial, tens que marcar todas as alternativas corretas para ganhar o ponto da questão. E meus amigos, eu só sei que já tinha passado trinta minutos, ou seja metade do tempo, e eu percebi que ainda estava na questão 70! Um pouco distante da questão de número 90 que também seria a metade. Aí bateu o pavor, comecei a pensar que não ia passar. Parei de confirmar coisas nos materiais que eu tinha e comecei a responder tudo pela cabeça. No final, devem ter ficado umas 5 questões pelo menos sem resposta porque o tempo esgotou. E depois é simples, temos que ter 60% de aproveitamento. Abriu um pop-up dizendo que o tempo tinha terminado e eu tinha que confirmar para me darem o resultado. Gelei. Mas, felizmente consegui! Esse certificado (foto abaixo) me torna um juiz provisório, e isso não quer dizer muita coisa. Ainda não sou considerado parte do quadro de juízes do BJCP, mas o certificado me credencia para sentar num exame prático, e o meu está marcado para 8 de Março, na Brewventure#1 🤞.
Esse exame prático chama-se Exame de Julgamento de Cervejas e consiste em avaliar 6 cervejas. Eles apresentam a cerveja, te dizem o estilo em questão e tens que fazer a tua avaliação sobre o enquadramento daquela cerveja de acordo com o guia de estilos do BJCP. Para cada cerveja temos 15 minutos para concluir a avaliação. Esse processo é muito semelhante a avaliação das cervejas que acontece nas competições sancionadas pelo BJCP. O detalhe é que nas competições podemos consultar o guia de estilos do BJCP para confirmar algum detalhe, e no dia da prova só podemos consultar o nosso próprio cérebro. Ao mesmo tempo, temos juízes já certificados avaliando as mesmas cervejas que nós e as notas dadas por esses juízes servem como régua. Logo, nossa nota tem que chegar o mais perto possível da nota do juiz. Mas isso não basta, também temos de nos mostrar capazes de descrever as características e sugerir melhorias nas cervejas que nos são apresentadas.
A partir dessa prova é que podemos começar a nossa jornada como juiz. Se tivermos uma nota inferior a 60%, somos considerados Juízes Aprendizes. Na verdade, aqui é como se não tivéssemos passado no exame. Os Juízes Aprendizes fazem parte do quadro e são membros do BJCP, mas ainda não tem todos os direitos dos outros membros. Uma vez falhado o exame, os Juízes Aprendizes tem dois anos para repetir o exame e ser aprovado sem necessitar refazer a prova online. A aprovação então ocorre quando a nota estiver acima dos 60%. Porém, a nota também serve para o ranking e o status de cada juiz dentro do quadro do BJCP. Se a nota ficar entre 60 e 69% somos considerados Juízes Reconhecidos. Se tivermos uma nota acima de 70%, somos Juízes Certificados do BJCP. Para ser Juiz Certificado ainda são precisos 5 pontos de experiência, que podem ser adquiridos participando e auxiliando em competições do BJCP entre outras coisas. Nesse exame prático, não podemos subir além de Juiz Certificado, mas se a nossa nota for acima de 80% podemos nos credenciar para ser um Juiz Nacional.
Para alcançar o nível de Juiz Nacional temos que ter 10 pontos de experiência e passar por uma terceira avaliação, dessa vez quase que totalmente discursiva. A Prova Escrita é composta por 20 questões de verdadeiro ou falso e cinco perguntas abertas. O status de Juiz Nacional é para juízes já experientes, e essas questões de verdadeiro ou falso devem ser sabedoria obrigatória para um juiz experiente. Por isso, elas não contam ponto a favor, apenas penalizam se forem respondidas de forma errada. Nessa prova também dispomos de 90 minutos para concluir o exame e as cinco perguntas abordam temas diferentes, cada uma contribuindo em 20% para a nota. Duas perguntas são relacionadas a estilos de cerveja do BJCP, uma é sobre receitas de cerveja, e as outras duas sobre questões técnicas relacionadas a ingredientes e/ou ao processo de fazer cerveja. Vou deixar aqui abaixo um exemplo de pergunta e uma resposta considerada completa/satisfatória de acordo com o Guia de Estudos para Exames de Cerveja do BJCP (essa questão não é utilizada nos exames reais). Portanto, se nessa prova alcançarmos novamente os 80% e já tivermos obtido 20 pontos de experiência, enfim somos considerados Juízes Nacionais. Se alcançarmos 90% na prova, precisamos de 40 pontos de experiência para atingir o nível Juiz Master. Ainda, com um resultado de 90% e 100 pontos de experiência atingimos o nível Grão-Master.
Como eu manifestei desde o primeiro dia, o meu objetivo é ser Juiz Certificado. Sendo assim, eu almejo alcançar pelo menos 70% no Exame de Julgamento de Cervejas. Sei que pode não acontecer na primeira tentativa, e isso faz parte do processo. Subir para Juiz Nacional pode até acontecer eventualmente, mas por hora gostaria de ser Juiz Certificado, participar de algumas competições e interagir com a comunidade. Penso que a evolução a partir daí tende a ser mais natural. Mas desde já vou ficar atento as competições disponíveis e quando participar de alguma, conto logo como foi aqui para vocês! Até a próxima!