Untappd: de mocinho a vilão
Boas pessoal! Hoje vou falar para vocês sobre talvez um/uma dos/das aplicativos/aplicações preferidos(as) dos nerds cervejeiros que é o Untappd. Muito resumidamente, o Untappd é um aplicativo que nos permite controlar (fazendo "check-in") e avaliar as cervejas que vamos bebendo. Cada vez que estamos em casa ou no bar, com o copo na mão, abrimos o(a) aplicativo/aplicação e procuramos pela cerveja. Algumas marcas ainda adicionam uma descrição que pode ser interessante, como as características sensoriais ou até revelam alguns ingredientes específicos daquele rótulo. Assim, ficamos com um registro das cervejas que já bebemos e mesmo antes de beber, podemos ver a média de avaliação que cada cerveja tem. E é aí que mora o perigo. No fundo, a avaliação é feita por todos os usuários e a maioria das pessoas avalia as cervejas pelo seu gosto pessoal, e não por ela ser adequada a um estilo, como talvez fizesse mais sentido. Ah tá, agora que resolveu ser juiz, quer que todo mundo entenda de estilos e adequação ao estilo? Calma Bete, vamos desenvolver.
Primeiro, eu lembro de já me ter aventurado no Untappd ainda quando morava em Porto Alegre, no Brasil (vivi lá entre 2011 e 2014). Porém, naquela época talvez o alcance a bares no Brasil ainda era bem limitado, e acabei por desinstalar. Enfim, eu costumava ir beber umas cervejas diferentes na Toca da Coruja, no Dirty Old Man, no Bier Garten ou no Cuca House, e ficava frustrado por não encontrar na "app" nem o bar e nem a cerveja que estava bebendo. Abandonei! Mas, olhando aqui, aparentemente voltei em Fevereiro de 2016. Nessa época já morava em Lisboa, e o movimento "craft" em Lisboa estava ficando mais interessante. Eu lembro que comecei a utilizar por uma razão bem específica. Começaram a aparecer muitas cervejarias e cervejas, e começava a ficar complicado de lembrar as que eu já tinha bebido, e ainda mais importante, as que eu havia gostado (não tem nada a ver com a minha amnésia alcoólica, juro! 😂). Acho que já disse em algum post, que eu dificilmente bebo a mesma cerveja, especialmente no mesmo dia. Então o Untappd era uma ferrmenta útil, eu chegava no bar, olhava se já tinha bebido, e geralmente escolhia uma nova. Quando não tinha essa opção, podia ainda usar a informação sobre as que já bebi e escolher as que dei melhor avaliação.
No meu caso então, eu não tenho a informação de quantas cervejas bebi, mas tenho mais ou menos a informação de quantas diferentes já experimentei. Ontem, atingi as 500 cervejas 👏🏆 xiiii, grande borracho! Negativo, no outro dia conheci uma pessoa que já ultrapassou as 30 mil cervejas. Por isso, acho até que bebo é pouco! 😂 Momento coach inspiracional: Nem tudo nessa vida é uma competição! Mas uma das coisas legais do Untappd é que ele gera sempre uns cartões de marcas alcançadas, como esse que usei nessa publicação, e que são muito fáceis de compartilhar nas redes sociais. Porém, se vocês usarem a "app" por algum tempo, também vão perceber que tem cartão para todas as ocasiões e depois de um tempo até perde a graça. Mas alguns, como esse, acho que são dignos de serem compartilhados. Outro momento legal é agora no fim do ano, eles costumam fazer um resumo do teu ano cervejeiro, as marcas que mais consumiu, estilos e etcs. Enfim… nerdices cervejeiras pra quem curte 🙋♂️ Podem esperar por essa partilha também muito em breve.
Até agora praticamente só falei sobre coisas boas, certo? Então vamos refletir um pouco sobre o porque do uso das avaliações no Untappd ser injusto. São poucas cervejarias que acabam por se especializar em determinados tipos de cerveja, e criar um público fiel de amantes desses estilos. A maioria, opta por construir um portfolio de cervejas mais diversificado que visa alcançar diferentes públicos e assim aumentar a sua penetração no mercado. Porém, se todos avaliamos as cervejas pelo nosso gosto, a avaliação do Untappd diz pouco sobre a qualidade da cerveja. Eu sou uma pessoa bastante eclética, com exceção de alguns sabores muito doces (baunilha quase sempre), consigo encontrar valor em quase todos os estilos. Mas, um estilo que está longe de ser sensação sãs as "Sours". Sour em ingês quer dizer azedo, e muito resumidamente são cervejas que são mais avinagradas. Mas, é um estilo bastante tradicional e comum na escola Belga. E digo já que atingir um equilíbrio de sabor nesse tipo de cerveja é bastante complicado. Então um mestre cervejeiro se escabela para conseguir fazer uma cerveja que, DENTRO DAQUELE ESTILO é brilhante, mas por uma questão pessoal, a maioria das pessoas não gosta. O sensato seria: Eu sei que não gosto de "Sours", então nem vou pedir e nem vou avaliar. Mas tem sempre um Zé da esquina que não gosta de cerveja "Sour", e não satisfeito vai lá no Untappd e dá uma nota baixa. Como a classificação é calculada pela média, isso afeta a nota geral da cerveja no/na aplicativo/aplicação. Muitas marcas acabaram por desistir de usar o Untappd como fonte de "feedback" ou até parceria para divulgação por essas razões. Uma vez que não adianta se esmerar no processo de elaboração, se aquele for um estilo menos popular a cerveja vai acabar sempre por ter uma nota baixa.
Mas é isso, vivemos em um mundo livre e cada um sabe como gere as suas avaliações. Talvez essa insensatez aconteça em quase todos os setores e se vocês lembram da matemática, talvez a moda ou a mediana poderia ser mais adequada para refletir a avaliação (forcei a barra?). O fato de muita gente não lembrar/saber o que é moda e/ou mediana é a resposta do porque acabamos sempre por usar a média. Polêmicas a parte, eu uso o Untappd para o fim específico que mencionei acima e acaba por ser muito útil para mim. Até fico decepcionado quando as marcas não adicionam qualquer descrição da cerveja ou quando a descrição só aparece numa língua que não entendemos (peguei umas em alemão esses dias). Mas de resto, já virou hábito, às vezes até antes do primeiro gole, já tenho a cerveja aberta no/na aplicativo/aplicação. Experimentem aí e depois me contem. Se quiserem, me adicionem lá, meu nome do usuário é Diegoboni. Inté!