Um bom procrastinador sempre precisa de um empurrãozinho…

Olá! Hoje vou falar um pouco para vocês sobre o curso que estou fazendo sobre cerveja. Ainda não mencionei aqui, mas a possibilidade de ser juiz de cerveja já rondava as minhas ideias há algum tempo. A primeira vez que considerei a hipótese foi por sugestão de um amigo que também faz cerveja. Na época, com o trabalho e as obrigações do dia a dia me pareceu muita coisa, mas na verdade foi só o meu lado procrastinador mantendo o seu tempo de procrastinação muito bem protegido.

Ser juiz de cerveja não é uma profissão, e todos os juízes de cerveja conciliam suas profissões e as atividades de juiz. Não havia razão para comigo ser diferente, mas quis o destino que fosse, uma vez que estou desempregado e posso dedicar todo o tempo que tenho a isso (acabo não dedicando mas isso não vem ao caso). Com uma pitada de autoconhecimento, eu sei que sou um procrastinador nato, e por isso decidi investir em um curso de cerveja para auxiliar os estudos para ser juiz. Sim, sou dessas pessoas que a partir do momento que houve investimento monetário, minha determinação e foco no objetivo aumenta consideravelmente.

No que diz respeito a atividade de juiz, o que eu mais precisaria desenvolver são as minhas capacidades sensoriais. Nesse caso, não é apenas aprender a sentir/perceber aromas e sabores, mas obviamente, aprender a descrevê-los. Considerando que um curso de Sommelier de cerveja foge um pouco do meu orçamento e comprometimento momentâneo, penso ter encontrado um curso com bom custo-benefício e com algum suporte no que diz respeito a aprendizagem em si. Além disso, também é um curso que dá certificação, o que pode vir a ser útil se eu quiser mesmo entrar na indústria cervejeira.

Escolhi o curs“Level 2 Award in Beer” da “Wine and Spirtis Education Trust (WSET)”. Optei pela versão online por ser mais barata, e permitir que eu faça esse curso sem qualquer deslocamento físico, no meu ritmo. No momento desta publicação estamos indo para a terceira semana de curso e estou bastante satisfeito. Embora essas primeiras semanas sejam bastante básicas no que diz respeito ao conteúdo teórico, os exercícios de prova de cerveja são muito interessantes para o desenvolvimento da capacidade sensorial.

Por exemplo, logo o primeiro exercício consistia em experimentar uma British Brown Ale, uma American IPA e uma Weissbier. Cada um desses estilos tem como característica sensorial preponderante um dos ingredientes da cerveja: o malte, o lúpulo e a levedura, respectivamente. Oi? É isso mesmo. Uma British Brown Ale tem uma seleção de grãos de malte muito particular que não só vai fazer essa cerveja ter uma cor característica, mas também vai preencher o aroma e o sabor da cerveja com propriedades associadas ao malte. No caso das American IPAs, os aromas e sabores do lupulo predeominam, e no caso da Weissbier, os aromas e sabores da levedura são mais evidentes. Com esse exercício simples conseguimos começar a diferenciar a origem dos aromas e sabores presentes na cerveja, e a partir daí perceber melhor até como ela foi feita. 

Para aqueles que também estão interessados em desenvolver o sensorial, fica aqui logo essa sugestão de exercício. Apenas tomem cuidado na seleção das amostras que vão utilizar. Uma cerveja pode ser considerada Brown Ale e ainda assim ter uma característica de lúpulo muito marcante, que é uma característica da escola Americana. Por isso, tentem procurar ou pelos exemplos comerciais descritos no BJCP, ou por rótulos que enfatizem um foco no estilo tradicional, que é Britânico. Evitem rótulos mais inovadores que descrevem a utilização de algum outro ingrediente (que não malte, lúpulo, levedura e água), pois isso influencia o resultado final e logo pode confundir a percepção sensorial de vocês.

O melhor do curso é que sempre que tenho dúvidas, a resposta da tutora envolve experimentar outra cervejas 😂. O fato de termos uma tutora a disposição foi também determinante para a escolha desse curso. Por isso, é realmente unir o útil ao agradável para quem gosta de cerveja. Se tiverem dúvidas, já sabem, a resposta provavelmente estará na comparação de pelo menos mais duas amostras de cerveja, chato né!? Saúde!

Anterior
Anterior

Então tudo se resume a Ales e Lagers. Será?

Próximo
Próximo

Bora ser juiz certificado do BJCP?